O futuro das lojas físicas no Brasil
Com a chegada de um novo vírus que abalou a economia mundial, os negócios que foram mais afetados foram os que não estavam preparados para mudanças de curto prazo.
Empresas que dependiam apenas da loja física foram as primeiras a aprender sobre a importância do e-commerce, que vem crescendo em média 25% ao ano no Brasil.
Apesar de o varejo tradicional ser 10 vezes maior que o virtual, não se pode ignorar o impacto em que as vendas on-line causam durante uma pandemia. As lojas físicas precisam identificar os potenciais de investir também em uma loja virtual para atingir uma maior quantidade de público e oferecer seu conteúdo de forma diferenciada.
No futuro, o ideal para o varejo será estar presente pelos diversos meios do omnichannel, que se prova um modelo eficiente para atender essa evolução por diferentes canais de distribuição, horários e tipos de serviço.
De acordo com a Mindminers, o aumento de compras online no Brasil durante a quarentena foi de 28%. Dentre aqueles consumidores que nunca haviam comprado pela internet, ou que haviam comprado apenas uma vez, o aumento foi de 23%.
A consequência disso é que, no novo normal, os consumidores não voltarão às lojas físicas como antes. Em vez disso, exigirão experiências que conectem o físico ao digital e que sejam mais convenientes e eficientes.
Sua empresa já atende seus clientes de forma digital?
A tendência que promete fazer parte do futuro é o atendimento sem contato, onde os clientes têm a experiência da compra física apenas por aparelhos digitais.